domingo, 29 de maio de 2011

Recursos minerais metálicos


                                           Fonte: tigredemuleta.net


Os elementos metálicos, como o ferro, o ouro, a prata ou o cobre encontram-se distribuidos pela superfície terrestre, em concentrações relativamente pequenas.

Chama-se clarke á concentração média de um determinado elemento químico na crosta terrestre (exprime-se em ppm ou g/ton).

Nos locais onde a concentração de um dado mineral é muito superior à do seu clarke, considera-se a existência de um jazigo mineral. Num jazigo mineral, chama-se minério ao material rochoso que contém elementos de interesse económico, e que, por isso, é separado para posteriormente ser tratado; e, estéril/ganga ao material que durante o processo de mineração é rejeitado. O estéril é depositado à superfície, em escombreiras (depósitos superficiais junto às explorações mineiras), causadoras de um impacto ambiental muito negativo, visto aumentarem  o risco de deslocamento de terreno e a formação de soluções de substâncias tóxicas que poluem o sol e a água.


Em Portugal...

Em Portugal, relativamente à extração de minérios metálicos, merecem principal destaque as minas de Neves A figura seguinte permite a localização, no território Português, das minas atrás referidas que embora desactivadas, funcionaram na segunda metade do século XX:
Fonte: Livro 11º ano, Areal Editores

Sem comentários:

Enviar um comentário