sexta-feira, 27 de maio de 2011

Problemas ambientais associados à actividade mineira


A exploração sustentada de recursos geológicos é essencial para assegurar o desenvolvimento de todas as sociedades e permitir a satisfação das necessidades das gerações presentes e das gerações futuras.

Contudo, a exploração sustentada de recursos geológicos , mais precisamente a exploração mineira é causadora de grandes problemas ambientais.

 Resumidamente, a actividade mineira realiza-se da seguinte forma:
1º - Extrai-se o minério (em minas a céu aberto ou em explorações subterrâneas);
2º - Dá-se o tratamento do minério extraído separando-o da ganga ou estéril;
3º - Finalmente, trata-se o minério para a sua concentração e valorização.

A separação do minério da ganga é a fase da actividade mineira que origina a maior parte dos problemas ambientais. Após a separação a ganga é acumulada á superfície criando escombreiras (Figura 1).
As escombreiras são montes artifíciais de ganga, com encostas mal consolidadas, que em situações extremas poderão originar desabamentos de terrenos. Outros problemas associados à acumulação de estéril são os seguintes:
  • os materiais das escombreiras, por acção da água são lixiviados e transportados em solução até aos aquíferos, contaminando-os;
  • Por vezes nas escombreiras estão presentes elementos qímicos como, por exemplo, o arsénio, o mercúrio, chumbo que, após a lixiviação, poderão fazer com que as águas subterrâneas fiquem impróprias para consumo humano;
  • Por fim, falta apenas falar de um problema causado pela acumulação de ganga, que consiste na contaminação dos solos agrículas, por parte de pequenas partículas resultantes da moagem do minério que, por acção da água do vento são dispersas fazendo com que os solos fiquem impróprios para a prática de agricultura.

Figura 1. Escombreira

No entanto, o Homem não pode abdicar das matérias primas que a actividade mineira lhe proporciona, sendo necessário o desenvolvimento e a aplicação de nóvas técnicas e processos de extracção para que seja minimizado ou mesmo anulado o impacto negativo que a actividade mineira tem sobre o ambiente. Algumas medidas que podem e devem ser implementadas para a diminuição deste impacto negativo são as seguintes:

  • utilização de tecnologias de extracção e de tratamento de minérios que conduzam a menores perturbações ambientais;
  • transporte dos estéreis no interior da para um local devidamente preparado para o receber;
  • armazenamento dos estéreis no interior da própria exploração;
  • utilização das escavações como depósitos, por exemplo, de entulho;
  • aproveitamento dos subprodutos da exploração;
  • criação de um sistema de drenagem das águas pluviais;
  • tratamento de águas lixiviadas;
  • implementação de uma legislação/fiscalização ambiental adequada.




Notícia : Extracção diamantífera provoca problemas ambientais


"A actividade da indústria diamantífera na Lunda-Norte tem resultado numa progressiva degradação dos solos, na diminuição da biodiversidade, poluição das águas dos rios, desmatamento e desflorestamento de vastas áreas. Não menos importantes são os problemas ligados aos resíduos sólidos, que não encontram um destino e um tratamento satisfatório", in http://jornaldeangola.sapo.ao/14/0/extraccao_diamantifera_provoca_problemas_ambientais

1 comentário: